Acessibilidade / Reportar erro

Egressos de um Curso de Pedagogia: trajetórias formativas e profissionais * * O presente artigo é resultado do estágio pós-doutoral da autora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, a quem expresso meus sinceros agradecimentos e em especial à Supervisora Profª Drª Maria da Assunção Calderano.

Graduates of a Pedagogy Course: formative and professional trajectories

Graduados de un Curso de Pedagogía: trayectorias formativas y profesionales

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a trajetória formativa e profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), instituição estadual sediada em Campos dos Goytacazes/RJ. Em 2018, realizou-se pesquisa de campo com 225 egressos (81% do total), que responderam a um formulário da Plataforma Google . A análise dos dados contou com o auxílio da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que a inserção profissional dos participantes na área da Educação é de 75%, enquanto 16% não atuam nesse setor e 9% estão desempregados. Os egressos que não atuam na área educacional indicaram que não o fazem por falta de oportunidade de trabalho. Sobre a formação continuada, mais da metade dos egressos já cursou ou cursa a especialização e dois egressos estão cursando o mestrado. A visão dos egressos sobre as oportunidades de formação continuada revelou dificuldades financeiras para custear a especialização privada e falta de tempo para se dedicar à pós-graduação pública.

Egressos; Curso de Pedagogia; Inserção Profissional; Formação Continuada

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br