Acessibilidade / Reportar erro

Impactos da descentralização nos sistemas de saúde no estado de São Paulo, Brasil

RESUMO

Objetivo

Avaliar um modelo de p-medianas para acessibilidade de serviços de saúde com base na descentralização e na alocação ideal de Unidades Básicas de Saúde no estado de São Paulo, Brasil.

Métodos

Por meio de dados geográficos das Unidades Básica de Saúde do estado de São Paulo, possíveis alocações de suporte e suprimento foram simuladas em uma abordagem randomizada. Em seguida, uma série de restrições foi imposta ao sistema, simulando possíveis cenários, e os resultados foram verificados por disposição geográfica.

Resultados

Dado um número de instalações desejadas, dez como restrição, a abordagem p-mediana alocou três nas proximidades da capital, área de maior concertação de Unidades Básica de Saúde, e as demais foram distribuídas a oeste. Uma segunda rodada de testes avaliou exclusivamente a influência dos custos fixos, variando de 71 posições ótimas, com custo fixo unitário, até seis unidades, para um custo 300 vezes maior. Isso foi relevante no processo de tomada de decisão, pois abrangeu cenários em que apenas o número de instalações finais era conhecido e em que apenas o orçamento estava especificado. Um terceiro conjunto de simulações contemplou uma mistura dos casos anteriores.

Conclusão

A abordagem p-mediana foi capaz de otimizar uma ampla gama de cenários, com média de tempo de execução abaixo de 2 horas e 30 minutos, considerando um conjunto de dados com mais de 4.000 posições. Apesar de suas deficiências, considerando distâncias euclidianas, o método é simples, mas poderoso para ser considerado como uma ferramenta para o tomador de decisão em relação à distribuição de recursos e de instalações em grandes áreas e alto número de locais considerados.

Acesso aos serviços de saúde; Equidade em Saúde; Localizações geográficas; Instalações de saúde; Alocação de recursos para a atenção à saúde

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br