Acessibilidade / Reportar erro
Estudos Históricos (Rio de Janeiro), Volume: 34, Número: 72, Publicado: 2021
  • Cultura Visual Editorial

    Blank, Thais
  • As mil e uma mortes de um estudante: foto-ícones e história fotográfica Artigo

    Mauad, Ana Maria; Lissovsky, Mauricio

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo avalia a possibilidade de uma história fotográfica com base na noção de foto-ícone, que nos ajuda a observar como as imagens participam da história e conformam a experiência que temos dela. Seguindo a biografia, nem sempre linear, de uma imagem, acompanhamos neste artigo a trajetória da fotografia do estudante perseguido pela polícia. Produzida por Evandro Teixeira e publicada no Jornal do Brasil em 22 de junho de 1968, ela contrasta com outras imagens produzidas pela equipe fotográfica do Correio da Manhã, publicadas na mesma data e encontradas anos depois no arquivo do jornal inglês Daily Herald.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio evalúa la posibilidad de una historia fotográfica, desde la noción de foto íconos como imágenes que, disponiendo de una biografía, prescriben una trayectoria ni siempre lineal. Los foto íconos nos interesan no porque pueda haber una historia por detrás de las imágenes, sino porque las imágenes hacen historia y dan forma a la experiencia que tenemos de ellas. En este artículo seguimos la trayectoria de la fotografía de un estudiante realizada por Evandro Teixeira, y publicada en Jornal do Brasil, el 22 de junio de 1968, en perspectiva con otras imágenes producidas por el equipo fotográfico del Correio da Manhã, publicadas en la misma fecha, y encontradas años después en el archivo del periódico inglés Daily Herald.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study evaluated the possibility of a photographic history from the notion of photo icons that helps us to observe how images make history and shape our experience of it. Following the trajectory, not always linear, of a photograph of a student pursued by the police, taken by Evandro Teixeira and published in Jornal do Brasil on June 22nd, 1968, in perspective to other images taken by the photographic crew of Correio da Manhã, published on the same day, and found years later in the archives of the English newspaper Daily Herald.
  • Matizes da cultura jovem: imagens e imaginários em torno do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla Artigo

    Foster, Lila

    Resumo em Português:

    Resumo Em 1965, o Jornal do Brasil organizou a primeira edição do Festival de Cinema Amador, no Rio de Janeiro, Brasil. Entre 1965 e 1970, o festival agregou a produção de cineastas em início de carreira e diletantes ao redor do país. Fruto de intensas transformações ocorridas no cenário cultural carioca, imprensa e cinema tiveram centralidade na formação da cultura jovem, imagens e imaginários que compõem a cultura visual da época. No presente artigo mapearemos as forças que atuaram na criação desse certame voltado para os jovens talentos do cinema brasileiro, o imaginário em torno da cultura jovem da época e a análise de filmes concorrentes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En 1965, Jornal do Brasil organizó la primera edición del Festival de Cine Amateur, en Rio de Janeiro, Brazil. Entre 1965 y 1970, el festival sumó la producción de cineastas en el inicio de sus carreras y diletantes de todo el país. Como resultado de las intensas transformaciones que se han producido en el escenario cultural de Río, la prensa y el cine tendrán un papel central en la formación de la cultura juvenil, las imágenes y el imaginario que conforman la cultura visual de la época. En este artículo mapearemos las fuerzas que actuaron en la creación de este evento, dirigido a los jóvenes talentos del cine brasileño, el imaginario en torno a la cultura juvenil de la época y el análisis de películas en competencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 1965, Jornal do Brasil organized the first edition of the Amateur Film Festival, in Rio de Janeiro, Brazil. Between 1965 and 1970, the festival screened the first films of filmmakers that would lead a carrer in cinema and works from dilettantes around the country. As a result of intense cultural transformations that have taken place in the cultural scene in Rio, press and cinema had a central role in the formation of youth culture, imagery that make up the visual culture of the time. We will map the forces that acted in the creation of this event, aimed at the young talents of Brazilian cinema, the imagery surrounding youth culture, and the analysis of competing films.
  • Leitores e leituras de revistas em quadrinhos: uma história visual (anos 1930-1950) Artigo

    Gomes, Ivan Lima

    Resumo em Português:

    Resumo As revistas em quadrinhos estabeleceram-se como um novo formato de publicação de quadrinhos nos Estados Unidos durante a década de 1930. Seu consumo introduziu novas práticas e desestabilizou concepções bem consolidadas sobre o lugar social da leitura. Seu impacto nas décadas de 1930 e 1950 se nota em uma série de imagens fotográficas dedicadas a leitores de revistas em quadrinhos. O artigo discutirá tais imagens, buscando analisar suas representações enquanto agentes que contribuíram para configurar os sentidos públicos dos quadrinhos naquele contexto. A conclusão aponta para o lugar dos quadrinhos e da visualidade numa história mais ampla da leitura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las revistas de historietas se establecieron como un nuevo formato de edición de historietas en Estados Unidos durante la década de 1930. Su consumo introdujo nuevas prácticas y desestabilizó concepciones bien establecidas sobre el lugar social de la lectura. Su impacto en las décadas de 1930 y 1950 puede percibirse en una serie de imágenes fotográficas dedicadas a lectores de revistas de historietas. El artículo abordará tales imágenes, buscando analizar sus representaciones como agentes que contribuyeron para configurar los significados públicos de los cómics en ese contexto. La conclusión apunta al lugar de los cómics y de la visualidad en una historia más amplia de la lectura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Comic books were established as a new format for publishing comics in the United States during the 1930s. Their consumption introduced new practices of reading and destabilized well-established conceptions about the social place of reading. The impact of comic books between the 1930s and 1950s can be noted by a series of photographic images dedicated to comic book readers. The article discussed such images, aiming to analyze their representations as agents who contributed to configure the public meanings of comics in that context. The conclusion points to the place of comics and visuality in a wider history of reading.
  • Missões Antropológicas de São Tomé (1954) e Angola (1955): caminhos para a descolonização da fotografia colonial Artigo

    Travassos, Lorena Christina Barros

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho foram analisados dois conjuntos com fotografias inéditas produzidos durante as Missões Antropológicas em São Tomé e Príncipe (1954) e Angola (1955). A investigação, no âmbito do projeto Photo Impulse (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal), permitiu examinar o discurso presente em diários e documentos oficiais em conjunto com a fotografia e sua materialidade, que agrega sentidos ao discurso ao propor modos de exibição. Com a análise, buscou-se pensar sobre os caminhos possíveis para a descolonização da fotografia colonial por meio da reflexão sobre o poder investido ao arquivo e sobre as relações de gênero, que foram “esquecidas” pelo paradigma modernidade-colonialidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se analizaron dos conjuntos de fotografías inéditas realizadas durante las Misiones Antropológicas en Santo Tomé y Príncipe (1954) y Angola (1955). La investigación, en el ámbito del proyecto Photo Impulse (financiado por la Fundación para la Ciencia y la Tecnología, Portugal), permitió examinar el discurso presente en los diarios y documentos oficiales junto con la fotografía y su materialidad, que agrega significados al discurso al proponer miradas. Con el análisis se buscó reflexionar sobre los posibles caminos para la descolonización de la fotografía colonial a través del reflejo del poder invertido en el archivo y las relaciones de género que fueron “olvidadas” por el paradigma modernidad-colonialidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, two sets of unpublished photographs produced during the Anthropological Missions in São Tomé and Príncipe (1954) and Angola (1955) were analyzed. The investigation, in the scope of the Photo Impulse project (funded by Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal), allowed to examine the discourse present in official diaries and documents together with photography and its materiality, which adds meanings to the discourse when proposing views. With the analysis, we sought to reflect on the possible paths for the decolonization of colonial photography through the reflection of the power invested in the archive and the gender relations that were “forgotten” by the modernity-coloniality paradigm.
  • Do branco ao negro, da elite ao popular: cultura visual, fotografia e futebol no início do século XX Artigo

    Silva, Diana Mendes Machado da

    Resumo em Português:

    Resumo Que tipo de informação os retratos dos clubes Andarahy, Carioca e Mangueira podem oferecer sobre a cultura visual do Rio de Janeiro no início do século XX e sobre a transição do futebol amador ao profissional? Em contraste com imagens da aristocrática equipe do Fluminense Football Club, os retratos dos jogadores negros desses clubes populares revelam disputas por visibilidade no campo esportivo e no espaço urbano já a partir do fim da década de 1910. Revelam ainda o papel do mercado fotográfico na coprodução de signos capazes de compor uma nova visualidade para a população negra. Nessa medida, as transformações socioculturais desse período foram mais significativas do que se costuma reconhecer ao representarem o protagonismo da população negra nas negociações sobre a visibilidade social na capital do país.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen ¿Qué tipo de información pueden ofrecer los retratos de los clubes Andarahy, Carioca y Mangueira sobre la cultura visual de Río de Janeiro a principios del siglo XX y la transición del fútbol amateur al profesional? A diferencia de las imágenes del aristocrático equipo del Fluminense Football Club, los retratos de los jugadores negros de estos populares clubes revelan disputas por la visibilidad en el campo deportivo y en el espacio urbano desde finales de la década de 1910. También revelan el papel del mercado fotográfico en la coproducción de signos capaces de componer una nueva visualidad para la población negra. En esa medida, las transformaciones socioculturales de ese período fueron más significativas de lo que se suele reconocer al representar el protagonismo de la población negra en las negociaciones en torno a la visibilidad social en la capital del país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What kind of information can the portraits of the Andarahy, Carioca, and Mangueira clubs offer about the visual culture of Rio de Janeiro in the early 20th century and the transition from amateur to professional soccer? In contrast to images from the aristocratic team of the Fluminense Soccer Club, the portraits of the black players of these popular clubs reveal disputes for visibility in the sports field and in the urban space since the end of the 1910s. They also reveal the role of the photographic market in the co-production of signs capable of composing a new visuality for the black population. To that extent, the socio-cultural transformations of that period were more significant than is usually recognized by representing the protagonism of the black population in the negotiations around social visibility in the country’s capital.
  • Mudanças epistemológicas na arquitetura: entre arquivos, exposições e publicações Artigo

    Costa, Eduardo Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora as mudanças epistemológicas da arquitetura ocorridas nas últimas cinco décadas. Com base na leitura de artigos científicos, textos críticos, políticas e práticas contemporâneas, identifica-se que houve expansão no entendimento do que vem a ser arquitetura e reconhece-se que a disciplina foi influenciada pelas mudanças ocorridas nas ciências humanas, com sensível atenção à cultura visual. Nesse sentido, destacam-se três domínios como expressões articuladas e estruturantes da prática contemporânea dos arquitetos, historiadores e críticos: os arquivos, as exposições e as publicações. Desse modo, busca-se destacar a centralidade da cultura visual nessa nova cultura arquitetônica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo explora los cambios epistemológicos en la arquitectura durante las últimas cinco décadas. A partir de artículos científicos, textos críticos, políticas y prácticas contemporáneas, identifica que ha habido una expansión en la comprensión de lo que es la arquitectura y reconoce que la disciplina fue influenciada por los cambios ocurridos en las ciencias humanas, con especial atención a la cultura visual. En este sentido, el trabajo destaca tres dominios articulados y estructurantes expresiones de la práctica contemporánea de arquitectos, historiadores y críticos: archivos, exposiciones y publicaciones. Busca resaltar la centralidad de la cultura visual en esta nueva cultura arquitectónica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper explored epistemological changes in architecture over the past five decades. From scientific articles, critical texts, policies, and contemporary practices, it identifies that there has been an expansion in the understanding of what architecture is and recognizes that the discipline was influenced by the changes that occurred in the human sciences, with keen attention to visual culture. In this sense, the paper highlights three domains as articulated and structuring expressions of the contemporary practice of architects, historians, and critics: archives, exhibitions, and publications. In this way, it seeks to highlight the centrality of visual culture in this new architectural culture.
  • Narcocultura visual e feminismo liberal: um estudo de caso Artigo

    Jorge, Marina Soler

    Resumo em Português:

    Resumo Com base na metodologia dos estudos culturais, este artigo tem um duplo objetivo: em primeiro lugar, abordaremos as narconarrativas latino-americanas na cultura visual contemporânea, procurando demonstrar que elas ocupam um lugar importante no cenário do audiovisual globalizado. Em seguida analisaremos de que modo algumas dessas produções se utilizam de temáticas aparentemente feministas, inserindo personagens femininos fortes em ambientes muito masculinos e patriarcais, bem como os limites dessas representações, dados pelo fato de que estas não ultrapassam o espectro do feminismo liberal. Argumentaremos, nesse sentido, que temáticas feministas têm sido utilizadas de modo pouco crítico, funcionando para reforçar alguns valores capitalistas-patriarcais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Partiendo de la metodología de los estudios culturales, este artículo tiene un doble objetivo: en primer lugar, abordaremos las narrativas latinoamericanas en la cultura visual contemporánea, tratando de demostrar cómo ocupan un lugar importante en el panorama audiovisual globalizado. Luego analizaremos cómo algunas de estas producciones utilizan temas aparentemente feministas, insertando fuertes personajes femeninos en ambientes muy masculinos y patriarcales, así como los límites de estas representaciones, dado que estas no atraviesan el espectro del feminismo liberal. Argumentaremos, en este sentido, que los temas feministas han sido utilizados de manera poco crítica, sirviendo para reforzar algunos valores capitalistas-patriarcales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on cultural studies methodology, this article had a double aim: firstly, it addressed Latin American narconarratives in contemporary visual culture, showing that they occupy an important place in the globalized audiovisual scene. Then, we analyzed how some of these productions use apparently feminist themes, representing strong female characters in very masculine and patriarchal environments, as well as the limits of these representations, given the fact that they do not cross the spectrum of liberal feminism. We will argue, in this sense, that feminist themes have been used in an non-critical way, serving to reinforce some capitalist-patriarchal values.
  • Meu malvado favorito: os memes bolsonaristas de WhatsApp e os acontecimentos políticos no Brasil Artigo

    Chagas, Viktor

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga o humor em memes de internet que circularam em grupos do WhatsApp de apoiadores de Bolsonaro durante seis meses de seu governo. A análise de conteúdo propõe-se a compreender quais são os elementos retóricos nacionalistas presentes nos memes compartilhados pela extrema-direita brasileira, notadamente aqueles que fazem menção direta a Bolsonaro, quais expressões antidemocráticas esses memes mobilizam e como a sua circulação reflete de alguma forma acontecimentos recentes na vida política do país. Conclui-se que as imagens circuladas nesses grupos ajudam a pavimentar o terreno para um humor visual de extrema-direita, com teor fortemente ideológico e radicalizado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo investiga el humor en los memes de internet que circularon en grupos de WhatsApp de simpatizantes de Bolsonaro durante seis meses de su gobierno. El análisis de contenido tiene como objetivo comprender cuáles son los elementos retóricos nacionalistas presentes en los memes compartidos por la extrema derecha brasileña, en particular los que hacen mención directa a Bolsonaro, qué expresiones antidemocráticas movilizan estos memes y cómo su circulación refleja de alguna manera los hechos recientes. en la vida política del país. Concluimos que las imágenes que circulan en estos grupos ayudan a hacer espacio para un humor visual de extrema derecha, con un contenido fuertemente ideológico y radicalizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates humor in internet memes that circulated in WhatsApp groups of Bolsonaro supporters during six months of his government. Content analysis aims to understand what are the nationalist rhetorical elements present in memes shared by the Brazilian far-right, notably those that make direct mention to Bolsonaro, what anti-democratic expressions these memes mobilize and how their circulation somehow reflects recent events in the country’s political life. We conclude that the images circulated in these groups help pave the way for a far-right visual humor, with a strongly ideological and radicalized content.
  • O Fundo Setorial do Audiovisual e as políticas audiovisuais: interfaces com os estudos de cultura visual Colaboração Especial

    Calabre, Lia; Tavares, Thiago da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Contemporaneamente, a produção audiovisual cumpre destacado papel na composição do campo da cultura visual. Assim, consideramos a dimensão das políticas públicas como elemento fundamental na composição da produção visual, na medida em que são elas que organizam os modos de produção, circulação e distribuição desse campo. O presente artigo elabora uma radiografia da política cultural para o audiovisual do Brasil no período histórico que compreende os anos entre 2006 e 2018. A metodologia pautou-se pela análise qualitativa e quantitativa dos dados de desempenho de mercado disponibilizados pela Agência Nacional do Cinema, bem como das leis e documentos oficiais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La producción audiovisual contemporánea juega un papel importante en la composición del campo de la cultura visual. Así, consideramos la dimensión de las políticas públicas como un elemento fundamental en la composición de la producción visual ya que son las que organizan los modos de producción, circulación y distribución en este campo. Este artículo elabora una radiografía de la política cultural del audiovisual en Brasil en el período histórico entre 2006 y 2018. La metodología partió del análisis cualitativo y cuantitativo de los datos de desempeño de mercado proporcionados por Agência Nacional do Cinema, así como las leyes y documentos oficiales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Contemporaneously, audiovisual production plays an important role in the composition of the visual culture field. Thus, we consider the dimension of public policies as a fundamental element in the composition of visual production as they are the ones that organize the modes of production, circulation, and distribution in this field. This article elaborates an X-ray of the cultural policy for audiovisual in Brazil in the historical period from 2006 to 2018. The methodology started from the qualitative and quantitative analysis of the market performance data provided by Agência Nacional do Cinema, as well as the laws and official documents.
  • “Imagens selvagens” Entrevista

    Mauad, Ana Maria; Lissovsky, Maurício; Blank, Thaís; Poppe, Isabella
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br