Acessibilidade / Reportar erro

AS VOZES DA MEMÓRIA EMPRESARIAL: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO GLOBO

The Voices of Corporate Memory: The Experience of Grupo Globo

Las voces de la Memoria Empresarial: la Experiencia de Grupo Globo

RESUMO

O artigo propõe discutir a experiência de história oral realizada no âmbito das áreas de memória das empresas brasileiras, em especial no Grupo Globo. Nesse contexto, a história oral é um rico meio que permite, por meio dos elementos subjetivos da memória individual, produzir inteligibilidade sobre processos institucionais e sociais mais amplos. Destacamos três aspectos essenciais: a seletividade e o enquadramento da memória; a existência de unidades narrativas que sintetizam experiências e ajudam a compreender os acontecimentos; e a sinergia entre produções audiovisuais e narrativas de história oral.

PALAVRAS-CHAVE:
Memória; História; História Oral; Memória Empresarial; Grupo Globo; Comunicação

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br