Acessibilidade / Reportar erro

Consumer's inflation expectations in Brazil 1 Results are similar in both models. The second model is a complication of the first. This is why we do not interpret the coefficients associated with model 1. Nevertheless, results of model 1 can be seen in Table 3.

Resumo

O artigo investiga as principais variáveis que influenciam a formação das expectativas de inflação dos consumidores brasileiros. Combinamos sondagem do consumidor, divulgada pela FGV, índices de inflação (IPCA e preços regulados pelo governo), previsões do mercado para o IPCA publicadas no Boletim Focus e informações sobre a circulação de notícias de inflação em um dos maiores e mais importantes jornais nacionais, Folha de São Paulo, a fim de determinar fatores relevantes para previsão da inflação dos consumidores e melhoria da acurácia da mesma. A análise dos microdados da sondagem do consumidor identificou como principais variáveis o gênero, a idade e a cidade de residência. Dados agregados mostram a inflação passada como fator importante na formação das expectativas dos consumidores enquanto a previsão do mercado não é significativa. Além disso, a mídia desempenha papel significativo, contando não apenas para a formação das expectativas como também para a melhora da compreensão sobre a inflação atual.

Palavras-Chave:
Expectativas de inflação; Mídia; Brasil; Consumidores

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br