Acessibilidade / Reportar erro

Competição por depósitos bancários: uma avaliação da rede de depósitos no sistema interfinanceiro brasileiro O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) - Código de Financiamento 001.Esta pesquisa é o terceiro de três artigos aplicados desenvolvidos para a tese de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa (PPGEA-UFV).

Resumo

Este artigo busca analisar a competição entre postos de atendimento cooperativo e agências bancárias no mercado de depósitos. A pesquisa utiliza a análise da rede interfinanceira de depósitos de 2008 a 2019, com dados em nível de firma ou município. Foram consideradas cinco redes para cada macrorregião brasileira. As metodologias empregadas incluem o Quadratic Assignment Procedureg (QAP) e o Propensity Score Matching (PSM) para efeitos de tratamento médio sobre os tratados. Dois cenários são investigados: o mercado observado e uma simulação com a entrada de cooperativas de crédito nas agências bancárias. Os resultados revelam uma relação marginal de competição entre cooperativas de crédito e agências bancárias no mercado de depósitos. Adicionalmente, a entrada das cooperativas nos principais mercados resulta em redução da renda geral das empresas, indicando uma possível barreira à entrada. O atendimento dinâmico é apontado como o fator subjacente a essa barreira, já que as agências bancárias estão mais uniformemente distribuídas nos municípios, enquanto as cooperativas concentram-se em um único posto, em média.

Palavras-chave:
Cooperativas de crédito; Bancos comerciais; Competição; Análise de rede

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br