Acessibilidade / Reportar erro

Resistência, ocupação e qualificação de cativos na cidade do Rio de Janeiro e arredores (1875 e 1888) Agradeço as sugestões decorrentes da atenta leitura dos pareceristas anônimos da Estudos Econômicos. Sou muito grato ao professor Ramatis Jacino pela gentil cooperação e pelas diversas sugestões e alterações que realizou no manuscrito. Milena Yumi, minha orientanda, ajudou-me com a coleta de informações e organização de um banco de dados que permitiu parte das análises presentes neste artigo. Vale a ressalva usual de que os eventuais erros presentes neste trabalho são de inteira responsabilidade do autor.

Resumo

O foco do presente artigo é o estudo da resistência, ocupação e qualificação de homens e mulheres escravizados na capital do Império do Brasil e arredores, entre 1875 e 1888. Para tanto, além de recuperar parte da bibliografia atinente ao tema, analisamos, inicialmente, informações decorrentes de 8.840 anúncios de fuga de cativos publicados em alguns dos principais jornais que circulavam na cidade do Rio de Janeiro e cercanias. Tal movimento preliminar foi pautado pela hipótese de que informações relevantes sobre a resistência, a ocupação e a qualificação desses indivíduos poderiam ser encontradas por meio dos anúncios indicados. Tal hipótese foi bem-sucedida e possibilitou a percepção, no âmbito dos recortes temporal e espacial indicados, da importância, da dinâmica e das características das fugas de escravizados; do vínculo existente entre qualificação, recompensa e republicação dos anúncios na mesma ou em diferentes folhas; do fato de que cerca de metade dos escravizados, que tiveram a sua ocupação indicada nos anúncios de fuga, exercerem atividades qualificadas; do fato de que não teria sido a falta de qualificação a razão da marginalização dos ex-escravizados no mercado de trabalho assalariado em formação, a partir do final do século XIX.

Palavras chave:
Resistência dos escravizados; Ocupação; Qualificação; Rio de Janeiro-Brasil; Século XIX

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br