Acessibilidade / Reportar erro

A PRÁTICA DOCENTE NA VOZ DOS PROFESSORES: ECOS FORMATIVOS E CONTEXTUAIS

TEACHING PRATICE IN THE TEACHER’S VOICE: ECHOES OF THE TEACHING TRAINING AND TEACHING CONTEXT

LA PRÁCTICA DOCENTE EN LA VOZ DE LOS PROFESORES: ECOS FORMATIVOS Y CONTEXTUALES

RESUMO:

O presente trabalho tematiza a compreensão das contribuições da formação de professores para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as condições de possibilidade de seu ensino. Para tanto, realizamos entrevistas junto aos seus protagonistas, os(as) professores(as) no município de Londrina/PR, entre 2010-2011. Trata-se de um estudo local e temporal, possibilitando compreender aspectos da realidade desse contexto e momento. Após a transcrição das entrevistas, houve a imersão no seu conteúdo, envolvendo um aprofundamento da leitura das respostas. A partir da imersão nos dados, houve a elaboração de algumas categorias, que foram quantificadas e organizadas em gráficos e tabelas que permitissem a análise. Dentre os resultados obtidos, cabe destacar que os estágios e o exercício da profissão são os locais e momentos privilegiados no aprendizado da profissão. Esta amostra permitiu identificar diferentes realidades quanto ao número de alunos por classe e horas-aula em Ciências. Apesar do grande interesse das crianças por Ciências Naturais, outras disciplinas são priorizadas. Por fim, defendeu-se tanto a valorização de uma formação para a prática docente quanto melhores condições para a docência.

Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores; condições de trabalho docente

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br