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METAMORFOSES INTERCULTURAIS: O IMPACTO DA IMIGRAÇÃO NA SAÚDE MENTAL DE IMIGRANTES UNIVERSITÁRIOS LATINO-AMERICANOS1 1 Os autores agradecem, primeiramente, às (aos) participantes da pesquisa que a tornaram possível. Estende os agradecimentos aos colegas do Núcleo de Pesquisa sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC) pelas trocas e discussões durante a construção da investigação. Por fim, agradecem igualmente à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

METAMORFOSIS INTERCULTURALES: EL IMPACTO DE LA INMIGRACIÓN EM LA SALUD MENTAL DE LOS INMIGRANTES UNIVERSITÁRIOS LATINO AMERICANOS

RESUMO:

No cenário educacional contemporâneo, marcado pela globalização e valorização da formação acadêmica, imigrantes saem de seus países em busca de melhores oportunidades educacionais. Ao se deslocarem de seus lugares de pertença, estes imigrantes têm que lidar com a distância dos referenciais culturais e sociais que norteavam o seu dia a dia e com a diferença cultural e educacional do novo contexto, o que, por sua vez, pode gerar um estado de vulnerabilidade psíquica e sofrimento. Diante de tal problemática, nosso objetivo nesta pesquisa foi compreender os impactos da migração internacional na saúde mental de estudantes de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Para tal, buscamos identificar quais são os fatores de risco pré e pós-migratórios à saúde mental dos estudantes, os sintomas psíquicos pós-migração e os fatores de proteção pré e pós-migratórios. Seguimos o viés epistemológico da investigação qualitativa, de caráter descritivo, exploratório e transversal. Para coleta de dados, utilizamos formulário sociodemográfico intercultural e entrevista semiestruturada. A sistematização foi realizada via técnica de análise de conteúdo. Dificuldades foram encontradas pelos participantes, mas a imigração/mobilidade acadêmica também se mostrou como possibilidade de continuidade de um projeto de vida.

Palavras-chave:
mobilidade acadêmica; saúde mental; ensino superior; latino-americanos

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