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A SALA DE AULA REVISITADA: A INOVAÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DA COMUNICAÇÃO

RESUMO:

Nas últimas duas décadas, houve um crescente interesse na questão dos espaços educacionais, devido a projetos empíricos que vêm ganhando espaço e têm sido adotados em diversas instituições de ensino em todo o mundo. No entanto, há poucas contribuições que podem ser subtraídas do campo comunicativo ao examinar os fundamentos teóricos conceituais deste tema. Este texto é uma revisão crítica dos estudos dos espaços educacionais, com o objetivo de incorporar alguns elementos de comunicação ao debate acadêmico e, assim, fortalecer os marcos interpretativos desse fenômeno. A metodologia proposta é a análise documental com enfoque nos discursos e na observação de quatro projetos relacionados à inovação em sala de aula. Principalmente, nota-se que estão sendo feitos esforços para mudar o modelo comunicativo unidirecional ou análogo - metaforicamente falando - que prevalece nas salas de aula convencionais, além de fomentar espaços principalmente ligados à cultura digital expressa nos modos de interação e apropriação dos jovens. Nesse sentido, a comunicação educacional foi capaz de proporcionar amplas conceituações para enriquecer a pesquisa sobre espaços educacionais.

Palavras-chave:
espaços educacionais; comunicação; sala de aula; inovação

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