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PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E COMPORTAMENTO DE DEFERÊNCIA EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PROCESOS DE IDENTIFICACIÓN Y COMPORTAMIENTO DE DEFERENCIA EN MATERIALES DIDÁCTICOS PARA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS

RESUMO:

Vários materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) trazem orientações fundamentadas em comportamentos de deferência que indicam: modos de se portar em um debate, lições sobre honestidade e modos de respeitar o outro. Nesta pesquisa, mostramos de que modo alguns indícios, algumas dessas marcas diretivas de orientação propostas por esses materiais, estabelecem processos de identificação a discursos que circulam em meio ao universo desta modalidade de ensino. Para isto, foram analisados nove livros utilizados na EJA, conforme o paradigma indiciário, o conceito de comportamento de deferência e alguns aportes da vertente franco-brasileira de Análise de Discurso. Mostramos que estes processos de identificação se estabelecem a partir de recortes dos sentidos do cotidiano em um lugar do imaginário que alimenta uma evidência de posição do sujeito-EJA.

Palavras-chave:
livro didático; material didático; EJA; discurso; identidade

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