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GÊNERO E GERAÇÃO: DIMENSÕES DO CUIDADO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GÉNERO Y GENERACIÓN: DIMENSIONES DEL CUIDADO EN LAS RELACIONES EDUCATIVAS EN LA EDUCACIÓN INFANTIL

RESUMO:

O artigo resulta de duas pesquisas etnográficas com crianças, realizadas em contextos públicos de Educação Infantil e tem por objetivo analisar as relações entre as dimensões do cuidado, gênero e geração, a partir do quadro teórico correspondente às principais referências utilizadas nas pesquisas, fundamentadas em perspectivas dos Estudos Sociais da Infância, no diálogo com a Teoria Social. O confronto entre teoria e empiria permitiu a emergência de categorias e eixos temáticos que configuraram os resultados das suas análises, circunscritas nas relações educativas com crianças. A análise resultante do diálogo entre as duas pesquisas (BUSS-SIMÃO, 2012; LESSA 2019) anuncia as categorias relações geracionais (LESSA, 2019); processos de geracionalização; ordem geracional (ALANEN, 1994; 2012); fronteiras de gênero; neutralização (THORNE, 1993), e; relações inter e intragênero (KELLE 1997, 1999, 2000) como importantes contributos para a análise crítica da prática educativo-pedagógica na Educação Infantil.

Palavras-chave:
Educação Infantil; processos geracionais; relações de gênero; cuidado; crianças

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