Acessibilidade / Reportar erro

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA REALIDADE PANDÊMICA: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEACHING MATHEMATICS IN THE PANDEMIC REALITY: TECHNOLOGICAL TOOLS USED IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL

LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN LA REALIDAD DE LA PANDEMIA: HERRAMIENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS EN LOS AÑOS FINALES DE EDUCACIÓN PRIMARIA

RESUMO

Este artigo apresenta uma pesquisa acerca das ferramentas tecnológicas escolhidas e utilizadas por professores de Matemática durante o período de aulas remotas, ocasionadas pela pandemia de Covid-19. Fundamenta-se em autores como Van de Walle (2009), Garcia (1999), D’Ambrosio (2014), Machado (1997; 2013), Baraldi (1999) e Valente (1999). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual participaram 23 professores de Matemática, da região metropolitana de Porto Alegre, por meio de um questionário online com 13 questões. Desses professores, 20 atuavam em escolas públicas e quatro em escolas privadas. Para realizar a análise do corpus utilizou-se a Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi. Após realizar a categorização das respostas, verifica-se que a maior parte dos professores define a Matemática como uma ciência que ajuda a compreender o mundo. Em relação aos recursos tecnológicos, os principais foram: GeoGebra para ensinar geometria e equações; sites para jogos, exercícios e simulados; YouTube e plataformas de videoconferência para comunicação com os estudantes. O uso desses recursos aumentou a participação e interesse dos estudantes nas aulas e levou os professores a aprender sobre tecnologia.

Palavras-chave:
Matemática; pandemia; realidade; ferramentas tecnológicas

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br