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INSTRUÇÃO EM COMPREENSÃO DE LEITURA NA SALA DE AULA: O QUE PODEMOS APRENDER COM METANÁLISES?1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. This study was financed in part by the Brazilian Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Financing Code 001.

INSTRUCCIONES PARA LEER ENTENDIMIENTO EN EL AULA:¿QUÉ PODEMOS APRENDER DEL METAANÁLISIS?

RESUMO:

A teoria e a pesquisa em compreensão de leitura (CL) deixam claro que a habilidade não decorre automaticamente da capacidade de decodificar um texto, pois envolve componentes linguísticos e cognitivos que precisam operar junto com a decodificação fluente. Por isso, a habilidade de compreender precisa ser encarada como um objeto de ensino, e deve ser alvo de instrução escolar. Pesquisas de intervenção - e as metanálises sobre elas - indicam as propostas instrucionais que favorecem o desenvolvimento da habilidade. Entretanto, a aplicação da evidência científica para a prática do professor em sala de aula não é simples nem imediata, e requer nova elaboração. Este artigo de revisão integrativa examina um conjunto de metanálises de estudos de intervenção em CL, com o objetivo de verificar os tipos de instrução analisados, sua efetividade e os principais aspectos que impactaram esse efeito. Entre os resultados encontrados, destacam-se que o ensino de estratégias favorece todos os perfis de alunos - sem ou com dificuldades, ou sob risco -; e que há estratégias mais recomendadas que outras, como o estabelecimento prévio do objetivo da leitura - que, por sua vez, facilita o monitoramento -, a realização de perguntas sobre o texto - durante a leitura, pelo professor e pelos alunos -, e o uso de atividades de escrita sobre o texto. Ainda, há um efeito moderador importante de quem aplica a instrução: a efetividade diminui quando é o professor quem aplica. Portanto, a complexidade da aplicação e o preparo que ela requer indicam que tão importante quanto a elaboração de programas em CL é a formação dos professores que irão implementá-lo.

Palavras-chave:
compreensão de leitura; metanálise; intervenção; metacognição; psicologia cognitiva

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