Acessibilidade / Reportar erro

Escolhas Possíveis: narrativas de estudantes universitários1 1 Este artigo é parte de pesquisa de doutorado defendida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP, sob orientação de Heloisa Buarque de Almeida e com financiamento CAPES (Macedo, 2019).

Resumo:

A partir de pesquisa etnográfica realizada na cidade de São Paulo (SP), o artigo aborda a temática das escolhas educacionais no ensino superior. São analisadas as narrativas de quatro estudantes universitários, focalizando três processos de escolhas: a escolha por fazer ensino superior, por determinado curso e por uma instituição de ensino. O objetivo é mostrar as negociações de sentido realizadas pelos estudantes, constituindo escolhas possíveis. Como pano de fundo, está a argumentação de que a conjuntura de expansão do ensino superior nos anos 2000 e 2010 - em suas ambivalências e contradições - permitiu que tais escolhas entrassem no campo de possibilidades de novos agentes, a saber, de estudantes que são a primeira geração da família a cursar ensino superior.

Palavras-chave:
Ensino Superior; Estudantes; Escolha Profissional; Marcadores Sociais da Diferença

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br