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Movimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na Educação

Resumo

Nosso objetivo foi analisar a participação cidadã através do Movimento Ocupa (MO), que lidera mobilizações frente às questões educacionais atuais, em seu diálogo com a Educação. Com aporte teórico em Habermas (2012)HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo: Martins Fontes, 2012., sob a perspectiva qualitativa e análise de conteúdo, de Bardin (1977)BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977., coletamos os dados através de revisão bibliográfica, documentos e entrevistas semiestruturadas com representantes de entidades secundarista e universitária. A pesquisa não pode apontar conquistas na pauta com o poder estatal, mas verificou o fortalecimento e a resistência do movimento.

Palavras-chave:
Políticas Educacionais; Movimento Estudantil; Movimento Ocupa; Participação Cidadã; Estado Gerencial.

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