Acessibilidade / Reportar erro

Sono e funcionalidade familiar de idosos cuidadores em alta vulnerabilidade social: um estudo transversal

Sueño y funcionalidad familiar de ancianos cuidadores en alta vulnerabilidad social: un estudio transversal

Resumo

Objetivo

analisar a relação entre qualidade do sono e funcionalidade familiar de idosos cuidadores de idosos em contexto de alta vulnerabilidade social.

Método

estudo transversal, quantitativo, realizado com 65 idosos que cuidavam de idosos, no período de julho de 2019 a março de 2020, a partir dos seguintes instrumentos: questionário de caracterização, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh para avaliar a qualidade do sono e APGAR de Família para avaliar a funcionalidade familiar. Os testes qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher foram utilizados, com nível de significância de 5%.

Resultados

a maioria dos idosos cuidadores era do sexo feminino, com média de 69,1±6,4 anos, casada, que cuidava do cônjuge, não possuía treinamento prévio tampouco ajuda de terceiros para cuidar. Cerca de 50,8% dos participantes referiram sono ruim e 66,2% apresentaram boa funcionalidade familiar, 16,9%, moderada disfunção e 16,9%, elevada disfunção familiar. Não houve relação estatisticamente significante entre os escores totais dos instrumentos sobre sono e funcionalidade familiar. Houve significância estatística apenas entre a funcionalidade familiar e outros distúrbios do sono causados por preocupação (p=0,019).

Conclusão e implicações para a prática

houve maior proporção de disfunção familiar entre idosos cuidadores que apresentavam distúrbios do sono em função de preocupação muito frequente quando comparados aos demais.

Palavras-chave:
Cuidadores; Enfermagem Geriátrica; Idoso; Relações Familiares; Sono

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com