Acessibilidade / Reportar erro

Fatores relacionados às atividades de autocuidado de pacientes com diabetes mellitus tipo 2

Resumo

Objetivo:

Verificar atividades de autocuidado de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e analisar sua relação com variáveis sociodemográficas e clínicas.

Método:

Estudo transversal, com 149 pessoas. Utilizou-se o Questionário de Atividades de Autocuidado com Diabetes.

Resultados:

Das 15 atividades de autocuidado analisadas, observou-se comportamento adequado naquelas relacionadas ao uso de medicamentos e inadequado para consumo de frutas/vegetais, monitorização glicêmica e atividade física. O uso de medicamentos relacionou-se com situação conjugal. No tocante aos comportamentos inadequados, observou-se relação entre consumo de frutas/vegetais e cor da pele e residência; monitorização da glicemia com situação conjugal e correlação inversa entre atividade física e pressão arterial sistólica, pressão de pulso, circunferência abdominal e glicemia pós-prandial.

Conclusão:

Os resultados desta investigação contribuem para fortalecer a linha de cuidado em doenças crônicas e auxiliam na ênfase ao autocuidado apoiado.

Implicações para a prática:

Os achados desta investigação propiciaram informações relevantes para o planejamento da assistência.

Diabetes mellitus; Autocuidado; Cuidados de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com