Acessibilidade / Reportar erro

Opinião de profissionais sobre a efetivação da Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

Opinión profesional sobre la realización de la Política Nacional de Atención Integral a la Salud del Hombre

Objetivo:

Identificar a opinião de profissionais de saúde para a efetivação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Métodos:

Pesquisa exploratória/descritiva com abordagem qualitativa. Participaram da entrevista 16 profissionais da atenção primária à saúde de um município do interior do Rio Grande do Norte por meio de entrevista semiestruturada.

Resultados:

Os sujeitos consideram que a política é relevante para trabalhar ações para o homem. No entanto, o seu processo formativo foi centrado na atenção às doenças, fragmentado e excessivamente biomédico, problematizando o desenvolvimento de práticas de promoção da saúde. Outra dificuldade é a ausência de ações coletivas e a falta de capacitação para trabalhar com a população masculina.

Conclusão:

É preciso fortalecer a aproximação entre homem e serviços de saúde. A gestão municipal deve proporcionar instrumentos de fortalecimento e incentivo à atenção integral ao homem, contribuindo para o seu processo saúde/doença.

Políticas públicas de saúde; Saúde do homem; Atenção primária à saúde; Enfermagem


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com