Acessibilidade / Reportar erro

Adesão de homens vivendo com HIV/Aids ao tratamento antirretroviral

Adhesión de hombres que viven con VIH/SIDA al tratamiento antirretroviral

Objetivos:

Identificar os aspectos sociodemográficos e clínicos e classificar a adesão de homens que vivem com HIV/Aids à terapia antirretroviral (TARV).

Métodos:

Estudo observacional, quantitativo, transversal, desenvolvido com 136 homens adultos que vivem com HIV/Aids em TARV, entre maio e agosto de 2013, em dois serviços de referência em HIV/Aids no Agreste de Pernambuco. Utilizou-se um questionário validado para classificar níveis de adesão à TARV.

Resultados:

63,3% dos participantes apresentaram nível de adesão "insuficiente/regular", o que confere uma adesão insuficiente para o sucesso do tratamento, por não manter o nível de carga viral indetectável.

Conclusão:

Foi observado que a maioria dos homens não adere à TARV de forma satisfatória. Isso significa que a adesão é um cuidado difícil e multifatorial e, que os profissionais de saúde devem assumir uma postura diferenciada quanto ao cuidado do homem, considerando todos os aspectos e sentimentos de masculinidade que podem interferir no tratamento.

HIV; Adesão à medicação; Saúde do homem


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com