Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de um instrumento de avaliação da literacia em saúde relacionada ao pé diabético

RESUMO

Objetivo:

Desenvolver e verificar a validade, confiabilidade e interpretabilidade de um instrumento de avaliação da Literacia em Saúde no que diz respeito ao Pé Diabético (LSPD).

Método:

Estudo metodológico entre pessoas com diabetes cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, composto por oito fases: seleção dos participantes; desenvolvimento do LSPD; verificação da validade de conteúdo pelo comitê de especialistas; pré-teste (n=20); estimativa da confiabilidade (n=62): Alfa de Cronbach (AC), Kappa (K) e Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI), resultados satisfatórios (≥0,60); estimativa da validade concorrente (n=62); interpretabilidade dos escores: variam de 0-18, se ≤14 LSPD inadequada; teste de hipótese (regressão logística múltipla): OR/IC95% em uma amostra estimada para população infinita, usando o SPSS.

Resultados:

O LSPD possui aplicação adequada e rápida, sendo relevante quanto ao seu conteúdo e ao construto que propõe avaliar; quanto à confiabilidade: AC=0,73, dois itens apresentaram K<0,60; CCI=0,79. Quanto à validade concorrente, houve correlação do LSPD com a escolaridade (rs=0,647;p=0,000). Interpretabilidade: 50,2% (n=112) apresentaram LSPD inadequada. Os mais jovens apresentaram menores níveis de LSPD inadequada (0,96/0,93-0,99); já aqueles com menor escolaridade (1,15/1,06-1,25) e menor renda familiar (1,01/1,00-1,01) apresentaram maiores níveis de LSPD inadequada.

Conclusão e implicações práticas:

O LSPD foi considerado válido, confiável e interpretável. O LSPD poderá identificar pessoas com necessidades de estratégias educacionais mais efetivas.

Palavra-chave:
Alfabetização em Saúde; Diabetes Mellitus; Pé diabético; Confiabilidade e Validade

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com