Acessibilidade / Reportar erro

Perfil clínico e fatores associados ao óbito de pacientes COVID-19 nos primeiros meses da pandemia

Perfil clínico y factores asociados a la muerte de pacientes COVID-19 en los primeros meses de la pandemia

RESUMO

Objetivo

analisar as características individuais, clínicas e os fatores associados à mortalidade de pacientes com COVID-19, em hospital público do estado do Paraná, Brasil.

Métodos

estudo seccional, retrospectivo, documental (n= 86), com pacientes adultos internados, de março a junho de 2020.

Resultados

a mortalidade foi de 12,8%, o grupo de maior risco foi de idosos com comorbidades, especialmente, cardiovasculares. A chance de óbito foi 58 vezes maior em idosos, comparada aos adultos, e oito vezes maior naqueles com comorbidades, comparadas aos hígidos. A maioria dos pacientes apresentou sintomatologia respiratória, febre e mialgia. Tratamento à base de antibióticos, anticoagulantes e antivirais, associado ao suporte ventilatório. As principais complicações foram hipóxia, insuficiência renal aguda e infecção secundária.

Conclusão e implicações para a prática

idosos com comorbidades cardiovasculares que necessitaram de cuidados intensivos apresentaram maior chance de óbito. Os resultados de um dos centros de referência na pandemia possibilitam discutir medidas epidemiológicas adotadas, com ênfase em conceitos restritivos nos primeiros meses.

Palavras-chave:
COVID-19; Estudos Transversais; Morbidade; Mortalidade; SARS-CoV-2

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com