Acessibilidade / Reportar erro

Pressão positiva contínua nas vias aéreas em neonatos: cuidados prestados pela equipe de enfermagema a Artigo extraído da monografia - O Cuidado ao Recém-Nascido em Uso de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas: Visão da Equipe de Enfermagem. Autoria de Bruna Luizy dos Santos Guedes. Universidade Federal de Alagoas. 2017. Vinculado à pesquisa “Desenvolvimento de protótipo de protetor nasal para neonatos: estudo de medidas biométricas para o uso de prongas”, coordenado pela Professora Doutora Ingrid Martins Leite Lúcio.

RESUMO

Objetivo:

Descrever os cuidados de enfermagem ao neonato em pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) com pronga, analisando-os à luz da sistematização da assistência/processo de enfermagem.

Método:

Pesquisa descritiva, abordagem qualitativa. Foram entrevistados 30 profissionais de enfermagem das unidades de terapia intensiva e intermediária neonatais de um hospital escola de Maceió/Alagoas, de agosto/2016 a janeiro/2017, através de entrevista semiestruturada, à luz da análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

Embora os enfermeiros das unidades tenham o conhecimento sobre o uso da CPAP e os cuidados inerentes a essa terapêutica, os profissionais de nível médio ainda sentem dificuldades em elencar de forma sistematizada conhecimentos sobre o sistema. Destacou-se a correlação do tripé entre a CPAP, a formação de lesões nasais e a assistência prestada.

Conclusão:

Faz-se necessária a realização de capacitações, como sensibilização dos profissionais acerca da importância da manutenção atualizada dos registros e aplicação de protocolos.

Palavras-chave:
Recém-Nascido; Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas; Cuidados de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com