Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de mulheres com linfedema no pós-tratamento de câncer de mama

RESUMO

Objetivo:

Identificar o perfil de mulheres com linfedema após tratamento do câncer de mama.

Métodos:

Estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo com dados de prontuários de mulheres com linfedema que iniciaram atendimento entre 2010 e 2015 em um núcleo de reabilitação. Para coleta de dados foi utilizado instrumento para a caracterização das participantes e análise por meio de estatística descritiva e teste de Qui-Quadrado e Fisher.

Resultados:

Foram incluídas 235 mulheres com média de idade de 56,8 anos havendo associação entre linfedema e idade (p =0,016). Observou-se que 76,6% da amostra apresentaram alguma comorbidade associada ao câncer de mama com destaque para hipertensão (48,1%). Foram submetidas a cirurgia radical (60%), linfadenectomia axilar (77,9%), biopsia do linfonodo sentinela (16,6%) e radioterapia (74%). Os tratamentos para cuidados com o linfedema foram terapia descongestiva e tratamentos complementares com adesão de 95,7% das mulheres às terapias.

Conclusão e Implicações para a prática:

As mulheres com linfedema apresentaram fatores de risco como cirurgia radical, linfadenectomia axilar e radioterapia, e boa adesão aos tratamentos necessários para controle do linfedema. Conhecer o perfil dessa população é primordial para eleição de tratamentos.

Palavras-chave:
Linfedema; Neoplasias da mama; Saúde da mulher; Enfermagem oncológica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com