Acessibilidade / Reportar erro

A família durante a internação hospitalar da criança: contribuições para a enfermagem

La familia participando de la hospitalización del niño: contribuciones para la enfermería

O objetivo deste estudo foi desvelar como o tempo é vivenciado pelo familiar cuidador no hospital na internação da criança.

Métodos:

Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa realizada no segundo semestre de 2010. Desenvolveu-se na Unidade de Pediatria de um hospital do sul do Brasil, com 15 familiares cuidadores. A coleta de dados realizou-se por entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados deu-se pela técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

Verificou-se que, ao inserir-se no mundo do hospital com a criança, cada família atribui diferentes significados ao tempo vivido, podendo percebê-lo como bom ou mal tempo, de acordo com suas vivências neste período.

Conclusão:

Conhecer os bons e os maus tempos vividos pelas famílias no hospital pode levar a equipe de enfermagem a refletir acerca de suas ações perante elas, indicando estratégias a serem adotadas de forma a possibilitar que o tempo no hospital seja produtivo e melhor vivido.

Família; Criança hospitalizada; Tempo de internação; Enfermagem


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com