Acessibilidade / Reportar erro

Capacitação profissional no Programa Saúde na Escola sob a perspectiva da Teoria da Complexidade

RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre o processo de capacitação dos profissionais do Programa Saúde na Escola mediante a Teoria da Complexidade.

Método:

Utilizou-se o referencial teórico de Edgar Morin que defende a necessidade de sobrepor a visão reducionista, disjuntiva e limitadora do pensamento mediante a integração de saberes. Os princípios recursivo, dialógico e hologramático e os conceitos de ordem e desordem subsidiaram esse processo.

Resultados:

Compreendeu-se que os produtos e os efeitos estão incluídos em um mesmo processo e se retroagem. A interação e o diálogo entre os diferentes profissionais mediante a união de ideias distintas são necessárias e torna-se indissociável para a complexidade das capacitações, quando não apenas as partes encontram-se no todo, mas o todo é também identificado nas partes.

Conclusão e Implicações para a Prática:

É necessário integrar profissionais de saúde e educação nas capacitações do Programa Saúde na Escola ao considerar suas necessidades nos processos de trabalho, contar com a contribuição dos saberes de outras disciplinas e setores, bem como compartilhar atribuições na execução das atividades propostas pelo Programa Saúde na Escola.

Palavras-chave:
Filosofia em Enfermagem; Serviços de Saúde Escolar; Capacitação Profissional; Colaboração Intersetorial

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com