Acessibilidade / Reportar erro

Variáveis clínicas consideradas fatores de risco para a síndrome metabólica: um estudo transversal

Variables clínicas consideradas factores de riesgo para síndrome metabólico: un estudio transversal

RESUMO

Objetivo

Identificar os principais fatores de risco para a síndrome metabólica e sua relação com a percepção da qualidade de vida em colônias pesqueiras brasileiras.

Métodos

Incluímos 77 participantes com idade > 18 anos. Síndrome metabólica e qualidade de vida foram os principais desfechos do estudo. Consideramos nível de significância < 0,05 e todos os procedimentos foram aprovados pelo comitê de ética.

Resultados

A maioria dos participantes é do sexo masculino, solteiros, classe econômica D-E, carga horária trabalhada de 6 a 8 horas, tempo de serviço de 1 a 5 anos e dedicados exclusivamente à pesca. Conclusão: Perímetro abdominal e pressão arterial foram os critérios mais frequentes e de maior contribuição para a síndrome metabólica. Apesar de a qualidade de vida apresentar maior escore para o domínio relações sociais, neste estudo, o domínio físico foi o único associado a outra observação, na qual observamos correlação significativa com a pressão arterial sistólica.

Palavras-chaves:
Política de Saúde; Populações Vulneráveis; Saúde Pública; Síndrome Metabólica; Qualidade de Vida

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com