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Desafios na avaliação da atenção básica a partir de um programa de melhoria da qualidade

Desafíos en la evaluación de la atención primaria desde un programa de mejora de la calidad

RESUMO

Objetivo

analisar os processos de trabalho decorrentes do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, segundo profissionais da Atenção Básica atuantes na assistência e em diferentes níveis de gestão.

Método

estudo de caso único e descritivo, com 18 profissionais da assistência e gestão no município de São Paulo, no ano de 2017; uso da história oral temática como técnica de coleta de dados, categorização e análise a partir da tríade avaliativa de Donabedian.

Resultados

observou-se fragmentação entre assistência e gestão ao se implementar o Programa, influência de características organizacionais e institucionais, percepção de implantação normativa, necessidade de revisar a remuneração de desempenho. O Programa foi norteador para o uso no Planejamento e mobilizou a reflexão sobre a aplicabilidade dos resultados da avaliação e de indicadores.

Conclusão e implicações para a prática

o estudo revelou predomínio de percepções sobre estrutura e processo, e maior necessidade de reflexão sobre o impacto de programas de qualidade no cuidado e resultados de saúde do usuário.

Palavras-chave:
Avaliação em Saúde; Atenção Básica; Gestão da Qualidade em Saúde; Avaliação de Processos e Resultados em Cuidados de Saúde; Sistema Único de Saúde

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