Acessibilidade / Reportar erro

Indicativos para melhores práticas no controle glicêmico em unidade de terapia intensiva

Resumo

Objetivo:

Conhecer a percepção da equipe de enfermagem quanto ao manejo do protocolo de controle glicêmico intensivo, com vistas a obter melhores práticas no controle glicêmico na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário.

Método:

Estudo qualitativo, convergente assistencial, realizado em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário. Os dados foram coletados através de entrevistas e oficinas e analisados por meio da análise temática. Participaram do estudo 30 profissionais de enfermagem.

Resultados:

Relatam a importância do protocolo de controle glicêmico, que padroniza e guia a assistência, entretanto referem que o protocolo utilizado é confuso, difícil de entender não contemplando algumas orientações importantes. Recomendam sua reestruturação acrescentando aspectos como: valor de glicemia pretendido, espaçamento entre glicemias, dieta e outros; bem como capacitação para sua execução.

Conclusão:

Reconhecem as fragilidades do protocolo utilizado, reafirmam as potencialidades desse instrumento e defendem a educação permanente como fator fundamental para as melhores práticas em terapia intensiva.

Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem; Hiperglicemia; Unidades de Terapia Intensiva; Sistemas de Infusão de Insulina

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com