Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de profissionais de enfermagem sobre lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos

Percepción de los profesionales de enfermería sobre la evidencia por áreas relacionadas con dispositivos médicos

Resumo

Objetivo

Conhecer a percepção de profissionais de enfermagem atuantes em unidade de terapia intensiva acerca das lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos.

Método

Pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com 12 profissionais de enfermagem de um hospital público de ensino de Santa Catarina. A coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada, e análise pela técnica do discurso do sujeito coletivo com o emprego do software QualiQuantiSoft®.

Resultados

Emergiram cinco Ideias Centrais: tipos de dispositivos e ocorrência das lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos; (in)visibilidade e (des)valorização destas lesões no cuidado ao paciente crítico; lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos podem ser inevitáveis; perfil do paciente crítico e risco para desenvolver a lesão; e (des)conhecimento profissional sobre o impacto da lesão na vida das pessoas após alta da terapia intensiva.

Conclusão e implicações para a prática

A percepção da enfermagem acerca das lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos está vinculada aos tipos de dispositivos, a ocorrência das lesões na terapia intensiva, ao cuidado ofertado e ao impacto das lesões na vida das pessoas.

Palavras-chave:
Enfermagem; Lesão por pressão; Cuidados críticos; Cuidados de enfermagem; Segurança do Paciente

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com