Acessibilidade / Reportar erro

Recontextualização macro e micropolítica do currículo integrado: percursos experimentados em um curso de enfermagema a Artigo extraído da Tese de Doutorado "A recontextualização do currículo integrado do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei", apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

Resumo

Objetivo:

Analisar o processo de recontextualização do currículo integrado de um Curso de Graduação em Enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso único, desenvolvido por meio de análise documental, observação sistemática e entrevista semiestruturada com nove docentes. Análise dos dados pela Análise Crítica do Discurso.

Resultados:

O processo de recontextualização do currículo integrado nos contextos do Ciclo de Políticas revela que, no Contexto da Influência e da Produção Textual, o currículo é resultado de uma bricolagem de políticas educacionais, políticas de saúde e experiências de outras instituições.

Conclusão:

Fragilidades relacionadas à organização da estrutura modular e à pouca aproximação do docente com o Contexto da Produção Textual do currículo, associadas à formação e à experiência docente, favorecem a recontextualização da proposta curricular quando é traduzida para o Contexto da Prática. É necessário instituir estratégias que integrem a formação docente aos seus cotidianos nas políticas curriculares.

Palavras-chave:
Enfermagem; Ensino superior; Currículo; Docentes de Enfermagem; Educação em Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com