Acessibilidade / Reportar erro

Métodos de análise conceitual na enfermagem: uma reflexão teórica

Métodos de análisis conceptual en enfermería: una reflexión teórica

RESUMO

Objetivo

refletir sobre diferentes métodos de análise conceitual utilizados na enfermagem.

Método

Identificaram-se os métodos com os critérios: nível de detalhamento, distinções com outras propostas e uso em estudos da enfermagem. Elaborou-se um quadro com oito métodos de análise de conceito, sintetizando-os, analisando-os e destacando seus aspectos centrais.

Resultados

Identificaram-se duas ‘linhas’ de metodologias de análise. A primeira delas é estruturada, com passos objetivos e pouco flexíveis. A segunda, por sua vez, flexibiliza o percurso de pesquisa, que é construído/modificado no processo.

Conclusão e implicação para a prática

A análise conceitual mostra-se útil para avaliar como um conceito vem sendo usado na enfermagem, quais modificações se processam com seu uso, ao longo do tempo, a que situações se aplica. A escolha por um método depende do nível de desenvolvimento do conceito, reforçando a proposição de que há uma gradação, ou seja, existem conceitos que já são amplamente utilizados pela enfermagem e outros que estão surgindo nas falas e textos da disciplina.

Palavras-chave:
Formação de conceito; Enfermagem; Pesquisa em enfermagem; Teoria de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com