Acessibilidade / Reportar erro

Situação de "Sítio"1 1 Este texto foi inicialmente apresentado no Seminário Internacional "Poesia Contemporânea: identidades e subjetividades em devir", realizado em Niterói, na Universidade Federal Fluminense, em dezembro de 2007. Uma versão completa saiu em Pedrosa e Alves (2008). A análise do poema, com o título "Poema e bala perdida", foi publicada na revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (Simon, 2008).

No panorama recente da poesia brasileira surpeendeu o aparecimento, em 2001, do poema "Sítio", de Claudia Roquette-Pinto, poeta até então tida como intimista, metaforizante, trancada no seu mundo privado e burguês. O foco desta análise crítica é discutir como foi possível à autora formular nesse poema um estudo sobre o medo e a violência, sem abrir mão da sua imagética introspectiva e da sua experiência poética anterior, centrada numa escrita referencialmente rarefeita. A análise em detalhe do texto procura registrar a conversão da opacidade, do lacunar e da indeterminação em elementos de caracterização da violência urbana e da miséria emocional dos protegidos. Aí se entrelaçam, portanto, a atualidade do processo histórico-social brasileiro, a vulnerabilidade da poesia e as carências do sujeito poético.

Poesia brasileira contemporânea; Claudia Roquette-Pinto; Violência urbana; Imagética introspectiva; Representação


Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br