Acessibilidade / Reportar erro

Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim1 1 Émile Durkheim nasceu em 1858 em Épinal, na região da Lorena, noroeste da França. Estudou na École Normale Supérieure, em Paris, e lecionou filosofia por alguns anos no ensino liceal. É considerado o grande impulsionador da sociologia na França, notadamente reconhecido pela sua responsabilidade em credenciá-la junto às instituições acadêmicas de prestígio. O avanço dos estudos sociológicos realizados por Durkheim foi alcançado por intermédio de sua atuação no domínio pedagógico, já que foi durante sua atuação como professor de Pedagogia e Ciências Sociais na Universidade de Bordéus (1887-1902) que publicou suas principais obras sociológicas. Em 1902 foi convidado a lecionar Sociologia e Pedagogia na Sorbonne, como assistente de Ferdinand Buisson na cátedra de Ciências da Educação. Em 1906 fundou o periódico L’Année Sociologique, mesmo ano em que, com a morte de Buisson, assume a referida cátedra, a qual é transformada, em 1910, em cátedra de Sociologia. Publicou obras de relevo para o campo das Ciências Sociais, como As regras do método sociológico, A divisão do trabalho social, A evolução pedagógica, O suicídio, Educação e sociologia e As formas elementares de vida religiosa, traduzidas para diversas línguas. e R. Chartier2 2 Roger Chartier nasceu em 1945 na cidade de Lyon, França. Estudou na Escola Normal Superior de Saint Cloud e na Universidade de Sorbonne. Historiador, foi titular da cátedra “A escrita e as culturas na Europa moderna” junto ao Collège de France, também foi, entre outras atividades, professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales. É autor de uma vasta obra, desenvolvida na perspectiva da história cultural, investigando o mundo da escrita, o livro, as práticas de leitura, a materialidade dos escritos, a autoria e os gêneros literários, sobretudo na Europa do Antigo Regime. Suas primeiras publicações datam dos anos 1970 e compreendem sobretudo trabalhos com outros historiadores. Ele ainda conta com produções mais individuais, que datam principalmente dos anos 1980 em diante e inspiram ainda hoje inúmeras pesquisas em história da educação, daí tomá-lo como um autor central na formação de redes e centros de pesquisa. Ele atua no cruzamento de várias disciplinas, além da história, entre as quais podemos citar a sociologia, a linguística e a pedagogia. Entre seus livros, podemos citar: O sociólogo e o historiador (2012); A mão do autor e a mente de editor (2014); Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura (2007); A história ou a leitura do tempo (2009) e vale destacar sua famosa conferência no Collège de France, proferida em 2007 e intitulada “Escutar os mortos com os olhos”.

ABSTRACT

After months of closed classrooms, teachers and students still cannot envisage when they will be able to return to schools. Roger Chartier, in the article “Post- pandemic world”, published on June 1st on the Sesc-SP website, highlights the “infinite sadness of teaching” in isolation. In the wake of this perception, we have seen, since classes were interrupted, the most diverse assessments of the role of the school as an institution and of the socialization it promotes for the education of children and youth. Hoping to broaden the views on this topic, we propose to historicize what we call the “image of the classroom”. To achieve our purpose, we analyzed the images found in the famous French comic books Petit Nicholas, signed by René Goscinny and illustrated by Jean-Jacques Sempé between 1956 and 1964. These images will be construed with the aid of the notion of representation, according to the voice of authors that educators have long read and re-read: Émile Durkheim and Roger Chartier. The concept of representation will be useful for us to explore the multiple responses of the authors to the problems and potential of the school in their respective historical times. Recalling the words of Ítalo Calvino (1993), we should take time to revisit important readings of our own education. The references remain the same, but the trajectories and challenges change. The current situation is an invitation to re-read these “classic” works that, because of their fruitfulness, especially in explaining the strength of representation, allow us to reflect on constructing what is desirable in education today.

KEYWORDS:
Images of the classroom; Collective representations; Émile Durkheim; Roger Chartier

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br