Acessibilidade / Reportar erro

Outras vias entre as vanguardas brasileiras e argentinas nos anos 19201 1 As reflexões aqui apresentadas têm como ponto de partida a palestra “‘Mas aqui a gente discursava no teatro, lá se matutava por uma revista…’: vanguardistas brasileiros e argentinos nos anos 1920” por mim ministrada em 26 de julho de 2021, na “Mesa 10 - Outras centralidades” do ciclo Modernismos em debate, realizado pelo Instituto Moreira Salles, MAC-USP e Pinacoteca do Estado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-zx6QvEfP4g>. Acesso em: 21 nov. 2021. O tema foi retomado na palestra “Modernismos brasileiros e vanguardas hispano-americanas: confluências e diálogos nos anos 1920”, que integrou o evento virtual Semana de 22 antes e depois: outras histórias, realizado pelo curso de Pós-Graduação em Histórias das Artes, da Faap, em 30 de outubro de 2021.

ABSTRACT

This essay portrays Menotti Del Picchia and Luís da Câmara Cascudo as pioneers in the dialogue between the Brazilian and Argentine avant-gardes. Del Picchia is the author of the first articles in Brazil about the magazine Martín Fierro and about Oliveiro Girondo, in 1925. He is the first to mention the Modern Art Week in Argentina, in the same year, and wrote the first text on Luis Emilio Soto and Pedro Juan Vignale when they come to Brazil in 1926. Câmara Cascudo was who introduced Brazilian modernists to Argentines, resulting in the first article about Mário de Andrade published in Buenos Aires, in 1925, and in the beginning of his dialogues with the Argentines. These initial contacts were intermediated by Monteiro Lobato.

KEYWORDS:
Modern Art Week; Martín Fierro; Menotti del Picchia; Luís da Câmara Cascudo; Mário de Andrade; Nicolás Olivari; Luis Emilio Soto; Pedro Juan Vignale

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br