Acessibilidade / Reportar erro

Auriculotherapy used to manage orthodontic pain: a randomized controlled pilot study

RESUMO

Introdução:

Vários métodos são comumente usados para diminuir a dor proveniente do tratamento ortodôntico, mas ainda faltam ferramentas versáteis e com protocolos padronizados.

Objetivo:

Em resposta à necessidade de alternativas aos métodos analgésicos convencionais, o presente estudo avalia os efeitos analgésicos da auriculoterapia (AT) durante os primeiros três meses de tratamento ortodôntico com aparelhos fixos.

Métodos:

Foi selecionada uma amostra de 36 indivíduos, e os pacientes foram alocados aleatoriamente em dois grupos homogêneos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), com aplicação / não aplicação da AT, respectivamente. Os pacientes registraram seus escores de dor de 0 a 10, mensalmente, em escalas visuais analógicas (EVA) logo após a colagem do aparelho (T0) e novamente em duas consultas de manutenção do aparelho (T1 e T2). Em cada uma dessas fases do tratamento, a EVA foi aplicada em seis momentos diferentes (MT): antes, imediatamente após, após 4 horas, após 8 horas, após 24 horas e após 72 horas. Uma análise estatística descritiva, o teste t de Student e o teste do Qui-quadrado foram aplicados aos dados coletados (significância estatística para p <0,05).

Resultados:

Os pacientes do GE relataram níveis de dor mais baixos do que os pacientes do GC, tanto em T0 quanto em T1 e T2. Além disso, os valores médios de intensidade da dor foram menores no GE em todos os MTs analisados, com o teste t significativo (p <0,05) para a maioria das MTs.

Conclusão:

A AT foi eficaz no tratamento da dor em pacientes com aparelhos ortodônticos fixos. Mais estudos são necessários, com um grupo de controle placebo, para comprovar a validade desses resultados.

Palavras-chave:
Dor; Aparelho ortodôntico fixo; Auriculoterapia; Acupuntura

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br