Acessibilidade / Reportar erro

Social media and Dentistry: ethical and legal aspects

RESUMO

Introdução:

diante de um mercado saturado e com excesso de oferta de cursos de graduação e pós-graduação, as mídias sociais tornaram-se um atrativo veículo para publicidade em Odontologia. Entretanto, são frequentes as postagens com violações éticas, mercantilização e conteúdo em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Objetivo:

o presente artigo tem como objetivo contribuir para a discussão e elucidação das questões relativas à publicação de imagens clínicas e de pacientes nas mídias sociais, com o intuito comercial e autopromoção, enfocando os desdobramentos éticos e legais.

Conclusão:

as mídias/redes sociais são valiosas ferramentas de divulgação e troca de informação, por sua agilidade, caráter democrático e baixo custo. Contudo, sua utilização de forma abusiva e enganosa, com infrações éticas e legais, associada à dificuldade de fiscalização, pode trazer sérios prejuízos, resultando em jurisprudências desfavoráveis.

Palavras-chave:
Mídias sociais; Ética odontológica; Odontologia legal

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br