RESUMO
Introdução:
diante de um mercado saturado e com excesso de oferta de cursos de graduação e pós-graduação, as mídias sociais tornaram-se um atrativo veículo para publicidade em Odontologia. Entretanto, são frequentes as postagens com violações éticas, mercantilização e conteúdo em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Objetivo:
o presente artigo tem como objetivo contribuir para a discussão e elucidação das questões relativas à publicação de imagens clínicas e de pacientes nas mídias sociais, com o intuito comercial e autopromoção, enfocando os desdobramentos éticos e legais.
Conclusão:
as mídias/redes sociais são valiosas ferramentas de divulgação e troca de informação, por sua agilidade, caráter democrático e baixo custo. Contudo, sua utilização de forma abusiva e enganosa, com infrações éticas e legais, associada à dificuldade de fiscalização, pode trazer sérios prejuízos, resultando em jurisprudências desfavoráveis.
Palavras-chave:
Mídias sociais; Ética odontológica; Odontologia legal