Acessibilidade / Reportar erro

New highlights on effects of rapid palatal expansion on the skull base: a finite element analysis study

RESUMO

Objetivo:

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da expansão rápida da maxila (ERM) no processo pterigoide (PP), sincondrose esfeno-occipital (SEO) e sela túrcica (ST) no crânio de um paciente com atresia maxilar, e identificar a distribuição de tensões mecânicas e deslocamento, por meio do método dos elementos finitos (MEF).

Métodos:

Foi utilizada uma tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) para registrar o crânio de um paciente do sexo masculino, de 13 anos de idade, com relação esquelética de Classe II por protrusão da maxila e atresia maxilar. A geometria CAD (desenho assistido por computador) do crânio foi importada para o software SimLab 13.1 para construir a malha de elementos finitos. Para simulação, foram definidos deslocamentos, em direção transversal, de 1 mm, 3 mm e 5 mm a partir da sutura palatina mediana, representando, assim, a ERM. Para a análise dos resultados, a tensão máxima principal (TMP) e os deslocamentos foram avaliados por meio da identificação de diferentes nós, que foram representados pelos pontos de acordo com as áreas de interesse do estudo.

Resultados:

Na TMP, a tensão máxima de tração foi encontrada nos pontos 2 (366,50 MPa) e 3 (271,50 MPa). A tensão máxima de compressão foi encontrada no ponto 8 (-5,84 MPa). Os maiores deslocamentos no plano transversal e no segmento lateral foram localizados nos pontos 1 (2,212 mm), 2 (0,903 mm) e 3 (0,238 mm).

Conclusões:

A ERM teve efeito direto sobre PP, SEO e ST no modelo de relação esquelética de Classe II com atresia maxilar. O PP demonstrou uma maior tensão de tração e deslocamento.

Palavras-chave:
Método dos elementos finitos; Expansão rápida da maxila; Crânio

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br