Acessibilidade / Reportar erro

Response of masticatory muscles to treatment with orthodontic aligners: a preliminary prospective longitudinal study

RESUMO

Introdução:

O surgimento dos alinhadores ortodônticos tem proporcionado uma opção estética e confortável para o tratamento ortodôntico. No entanto, o design encapsulado dos alinhadores pode influenciar os músculos mastigatórios e comprometer a segurança do tratamento.

Objetivo:

Este estudo longitudinal preliminar teve como objetivo investigar se o uso de alinhadores ortodônticos afeta a força de mordida e a atividade mioelétrica dos músculos masseter superficial e temporal anterior.

Métodos:

Dez indivíduos participaram do estudo e foram submetidos a tratamento durante um período de acompanhamento de 8 meses. A raiz quadrada média (RMS), a frequência mediana de potência (FMP) dos sinais de superfície da eletromiografia (sEMG) e a força de mordida (kgf) foram registradas e normalizadas em relação à condição de pré-tratamento. Os dados foram analisados por análise de variância para medidas repetidas (ANOVA), com nível de significância estabelecido em 5%.

Resultados:

Tanto o masseter superficial quanto o temporal anterior apresentaram aumento da atividade do sinal sEMG durante o tratamento, com aumento acentuado desse último em comparação ao primeiro (p<0,05). Além disso, foi evidenciada uma diminuição significativa da força de mordida (p<0,05).

Conclusões:

Esse estudo preliminar observou que os alinhadores ortodônticos afetaram o padrão de recrutamento muscular dos músculos mastigatórios e reduziram o desempenho da mordida durante o período de acompanhamento de oito meses.

Palavras-chave:
Músculos mastigatórios; Eletromiografia; Alinhadores transparentes

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br