Acessibilidade / Reportar erro

Fatores que influenciam a satisfação das pessoas idosas com a comunicação dos cuidadores

RESUMO.

Habilidades de comunicação eficazes são fundamentais para que os profissionais de saúde ofereçam atendimento de qualidade e atendam às necessidades específicas de pacientes de todas as idades. No entanto, os pacientes mais velhos têm necessidades específicas de comunicação, e sua satisfação depende de vários fatores.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a satisfação da pessoa idosa com a comunicação dos cuidadores e identificar os fatores de influência.

Métodos:

Este é um estudo transversal realizado entre março e julho de 2022 com 204 pessoas com 60 anos ou mais que se apresentaram ao Hospital Universitário Mouhamed VI de Marrakech para receber diversos cuidados. A satisfação da pessoa idosa com a comunicação dos cu idadores foi avaliada pelo questionário de satisfação do paciente do American Board of Internal Medicine (ABIM). As características sociodemográficas e clínicas dos participantes foram coletadas por meio de entrevista e consulta aos registros médicos. A análise dos dados foi realizada com o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25.

Resultados:

A pontuação total de satisfação da pessoa idosa com a comunicação do cuidador foi de 2,55±0,95, e as pontuações médias das subescalas mais baixas foram responder a perguntas, cumprimentar e ouvir. A análise revelou que ter distúrbios visuais (B=-0,276±0,12; p=0,029) e receber toque afetivo dos cuidadores (B=0,745±0,12; p=0,001) foram os principais fatores associados à satisfação dos pessoa idosa com a comunicação do cuidador.

Conclusão:

As pessoas idosas não estão suficientemente satisfeitas com as habilidades de comunicação dos cuidadores, especialmente aquelas com problemas de visão e as que não receberam o toque afetivo dos cuidadores. Os cuidadores precisam estar cientes das necessidades específicas dos pacientes mais velhos e usar técnicas de comunicação adequadas.

Palavras-chave:
Comunicação; Idoso; Cuidadores; Pacientes; Envelhecimento

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br