Acessibilidade / Reportar erro

Analysis of error type and frequency in apraxia of speech among Portuguese speakersAnálise de tipo e frequência de erro em apraxia de fala entre sujeitos que falam português

Resumo

Em geral, os estudos sobre os erros cometidos por falantes com apraxia de fala são internacionais.

Objetivos:

Analisar os tipos e as frequências dos erros presentes na fala de pacientes com apraxia de fala, falantes do português, falado no Brasil.

Métodos:

Participaram do estudo 20 adultos com apraxia de fala pós acidente vascular cerebral. Os tipos de erros cometidos pelos pacientes foram analisados quantitativa e qualitativamente e suas frequências foram comparadas .

Resultados:

Observamos a presença de substituição, omissão, ensaio articulatório, repetição, autocorreção, antecipação, adição, reiteração e metatese, respectivamente, de acordo com as maiores médias obtidas. O erro do tipo omissão foi um dos mais frequentes e o erro do tipo adição foi um dos menos frequentes. Estes resultados são diferentes de estudos com pacientes falantes do inglês e podem estar relacionados à diferença de metodologia para a classificação dos tipos de erros; à inclusão de pacientes com apraxia de fala associada à afasia; e à diferença de estrutura da língua Portuguesa em relação à Inglesa, que altera a complexidade da sílaba inicial e seu efeito no controle motor.

Conclusões:

A freqüência de ocorrência dos erros de omissão e adição diferiram de sujeitos falantes do inglês.

Palavras-chave:
transtornos da articulação; apraxias; diagnóstico; reabilitação dos transtornos da fala e da linguagem.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br