Acessibilidade / Reportar erro

Quem são os fonoaudiólogos que trabalham com afasia progressiva primária no Brasil? Um estudo de inquérito transversal exploratório

RESUMO

A afasia progressiva primária (APP) é um distúrbio progressivo da linguagem associado à atrofia de regiões frontotemporais predominantemente do hemisfério esquerdo do cérebro. De modo geral, a APP afeta as capacidades compreensivas e expressivas da linguagem. O diagnóstico depende de profissionais com profundo conhecimento das funções da linguagem, neurologia e neuropsicologia. A fonoaudiologia tem papel essencial no diagnóstico e reabilitação da APP, e a ausência de fonoaudiólogos nesses processos pode refletir na qualidade do cuidado das pessoas com APP.

Objetivo:

Identificar as características sociodemográficas, educacionais e de atuação profissional de fonoaudiólogos que atuam com APP no Brasil.

Métodos:

Foi distribuído um questionário em formato online para fonoaudiólogos de todo o Brasil. O questionário coletou informações sobre aspectos sociodemográficos, de formação, atuação profissional (tempo, local de atuação, tipo de serviço oferecido) e fontes de encaminhamento.

Resultados:

O estudo incluiu 71 participantes (95,8% mulheres). O nível educacional mais frequente foi a especialização, e as regiões demográficas com maior incidência de profissionais que atendiam APP foram as Regiões Sudeste e Sul do país. Os neurologistas foram os profissionais que mais encaminhavam pacientes com APP para os fonoaudiólogos. Por fim, os fonoaudiólogos atuavam, principalmente, em homecare e realizando, em sua maioria, terapia individual.

Conclusão:

Os fonoaudiólogos que atuam com APP no Brasil podem ser caracterizados principalmente como profissionais pós-graduados, relativamente jovens e das Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Palavras-chave:
Afasia Primária Progressiva; Patologia da Fala e Linguagem; Reabilitação; Diagnóstico; Inquéritos e Questionários; Acesso aos Serviços de Saúde

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br