Acessibilidade / Reportar erro

PADRONIZAÇÃO E UTILIDADE DIAGNÓSTICA DO FRONTAL BATERIA DE AVALIAÇÃO PARA PESSOAS SAUDÁVEIS E PACIENTES COM DEMÊNCIA NA POPULAÇÃO CHILENA

RESUMO.

A Bateria de Avaliação Frontal (FAB) é um teste de rastreio que mede as funções executivas. Embora esse instrumento tenha sido validado em vários países, sua utilidade diagnóstica em uma população chilena ainda não foi estudada.

Objetivos:

(1) Adaptar a FAB para uma população chilena; (2) estudar as propriedades psicométricas da FAB em uma população chilena; (3) avaliar a influência sociodemográfica no desempenho da FAB em uma amostra de controles saudáveis; e (4) desenvolver dados normativos para este último grupo.

Métodos:

Um grupo controle saudável (n=344) e um grupo de pacientes com demência (n=156) foram avaliados com a versão chilena da FAB.

Resultados:

A FAB apresentou boa consistência interna (alfa de Cronbach=0,79) e validade aceitável com base na relação com outras variáveis. A análise fatorial mostrou a unidimensionalidade do instrumento. Diferenças significativas foram encontradas no valor total da FAB entre os grupos controle saudável e demência. Com a amostra pareada, o ponto de corte estabelecido foi de 13,5, que apresentou sensibilidade de 80,8% e especificidade de 90,4%. A análise de regressão mostrou que a escolaridade e a idade predisseram significativamente o desempenho da FAB no grupo saudável. Finalmente, os dados normativos são fornecidos.

Conclusões:

O presente estudo mostrou que a FAB é uma ferramenta útil para discriminar entre pessoas saudáveis e aquelas com demência. No entanto, mais estudos são necessários para explorar a capacidade do instrumento para caracterizar a síndrome disexecutiva em pessoas com demência na população chilena.

Palavras-chave:
Função Executiva; Demência; Testes de Estado Mental e Demência; Doenças Neurodegenerativas

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br