Acessibilidade / Reportar erro

Floor Maze Test é capaz de diferenciar a navegação espacial entre idosos institucionalizados frágeis e pré-frágeis

RESUMO.

A investigação da associação entre fragilidade física e desempenho cognitivo por meio da navegação espacial é importante para possibilitar a identificação de indivíduos com déficit cognitivo e comorbidade física.

Objetivo:

Analisar a associação entre navegação espacial e fragilidade em idosos institucionalizados frágeis e pré-frágeis.

Métodos:

Participaram deste estudo 40 idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, residentes em quatro instituições de longa permanência (ILPI) brasileiras. Foram aplicados os seguintes testes: Miniexame do Estado Mental (MEEM), 2,44m Timed Up and Go, Floor Maze Test (FMT) e os critérios de fragilidade de Fried. Para a análise dos dados, foram utilizados os testes t independente e de Mann-Whitney para comparar os grupos (frágeis x pré-frágeis), foi feita análise de componentes principais para explorar as principais variáveis relacionadas à variância dos dados e regressão logística binária para estimar associações.

Resultados:

Houve diferença significativa no desempenho do FMT no tempo imediato do labirinto (TIL) (p=0,02) e no tempo posterior do labirinto (TPL) (p=0,009) entre os idosos pré-frágeis e frágeis. Encontrou-se associação entre o desempenho no FMT TPL e fragilidade, mostrando que idosos com menor tempo de TPL (melhor desempenho) tiveram aproximadamente quatro vezes mais chance de não serem frágeis (odds ratio – OR=4,219, intervalo de confiança de 95% – IC95% 1,084–16,426, p=0,038).

Conclusão:

A fragilidade está associada à habilidade de navegação espacial prejudicada em idosos institucionalizados, independentemente do desempenho da velocidade da marcha.

Palavras-chave:
Fragilidade; Navegação Espacial; Envelhecimento Cognitivo; Capacidade Residual Funcional

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br