Acessibilidade / Reportar erro

Terapia interdisciplinar para pacientes com demência

Pacientes com demência necessitam de reabilitação com vários profissionais da saúde e a atenção interdisciplinar pode favorecer ainda mais a rotina do paciente e sua família.

OBJETIVO:

Comparar o desempenho funcional de idosos com demência antes e após um programa de estimulação interdisciplinar de um serviço de atenção à saúde de média complexidade.

MÉTODOS:

Relato de três casos com diagnóstico médico de demência usuários de um programa de reabilitação interdisciplinar. Foram aplicados os instrumentos: Mini Exame do Estado Mental, Clinical Dementia Rating,Geriatric Depression Scale, Índice de Lawton & Brody e Medida de Independência Funcional para adultos (MIF). As estratégias terapêuticas foram individualizadas, delineadas a partir do desempenho na MIF, com base, nos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, exercidas em uma casa terapêutica e associadas a orientações.

RESULTADOS:

Após a intervenção, houve redução da dependência funcional, que evidencia diminuição da supervisão necessária para a realização das Atividades de Vida Diária.

CONCLUSÃO:

Os três pacientes se beneficiaram da intervenção interdisciplinar.

demência; equipe de assistência ao paciente; comunicação interdisciplinar; terapia


Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br