Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos de rastreio cognitivo para a demência: comparação métrica da limitação dos testes

RESUMO

Os instrumentos de rastreio cognitivo (IRCs) para demência e comprometimento cognitivo leve são geralmente caracterizados em termos de medidas de discriminação, como sensibilidade, especificidade e razões de probabilidade, mas esses IRCs também têm limitações.

Objetivo:

Calcular várias medidas de limitação de testes para IRC comumente usados, a saber: taxa de classificação incorreta; relação entre dano líquido e benefício líquido; e probabilidade de diagnóstico ou diagnóstico incorreto.

Métodos:

Os dados de vários estudos de precisão de teste pragmático de IRC relatados anteriormente (MMSE, MoCA, MACE, 6CIT, AD8, TYM, Free-Cog) e realizados em uma única clínica foram reanalisados para calcular e comparar a taxa de classificação incorreta, o dano líquido para a relação de benefício líquido e a probabilidade de diagnóstico ou diagnóstico incorreto para cada teste.

Resultados:

Alguns IRC com sensibilidade muito alta, mas baixa especificidade para demência, tiveram desempenho ruim em medidas de limitação, com altas taxas de classificação incorreta, baixo prejuízo líquido para relações de benefício líquido e baixa probabilidade de diagnóstico ou diagnóstico incorreto; alguns tinham probabilidades de favorecer o diagnóstico incorreto ao invés do diagnóstico. Testes com melhor equilíbrio de sensibilidade e especificidade saíram-se melhor nas medidas de limitação.

Conclusões:

Ao decidir qual IRC administrar, as medidas de limitação, bem como as medidas de discriminação do teste, devem ser consideradas. A identificação de IRC com alta taxa de classificação incorreta, baixa relação de prejuízo e benefício e baixa probabilidade de diagnóstico ou diagnóstico incorreto pode ter implicações para seu uso na prática clínica.

Palavra-chave:
rastreio cognitivo; demência; diagnóstico; limitações; clínica de memória

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br