Acessibilidade / Reportar erro

Saúde mental em estudantes com distúrbios de neurodesenvolvimento: um caso de crianças e adolescentes disléxicos

RESUMO

Muitos estudos têm pesquisado as ligações entre transtornos emocionais e dificuldades de aprendizagem. No entanto, muito pouco desta pesquisa se concentrou em estudantes disléxicos.

Objetivo:

Os objetivos deste estudo foram: 1) avaliar a autoestima, ansiedade e depressão em crianças e adolescentes disléxicos falantes do árabe; 2) descrever comorbidades psiquiátricas nesses estudantes, comparando-os com seus pares não disléxicos.

Métodos:

205 estudantes (56 disléxicos e 149 bons leitores), alunos de escolas comuns da região de Beni Mellal-Khenifra do Marrocos, responderam à escala de autoavaliação de ansiedade de Taylor, ao questionário de depressão de Beck’s e ao inventário de autoestima de Coopersmith (IES).

Resultados:

Em geral, os disléxicos eram mais ansiosos, mais deprimidos e tiveram distúrbios de autoestima em comparação com seus pares não-disléxicos. O percentual de comorbidade psiquiátrica foi maior no grupo disléxico.

Conclusões:

Os resultados deste trabalho evidenciam a necessidade de uma abordagem multidisciplinar que integre a avaliação das necessidades emocionais aos cuidados de reabilitação de crianças e adolescentes disléxicos.

Palavra-chave:
autoestima; ansiedade; depressão; dislexia

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br