Acessibilidade / Reportar erro

Risco de demência em pacientes com doença cardíaca e depressão

RESUMO.

A alta prevalência da doença de Alzheimer e demência é uma preocupação crescente para os sistemas de saúde e pacientes.

Objetivo:

O objetivo primário do nosso estudo foi avaliar a associação entre depressão e doença cardíaca no risco de demências como a doença de Alzheimer ou demência vascular.

Métodos:

Este estudo retrospectivo utilizou dados de registros eletrônicos de saúde fornecidos pelo HealthVerityMarketplace. As características da população de pacientes foram registradas e o risco de demência foi examinado usando modelos de regressão logística ajustados.

Resultados:

A análise incluiu 49.735 participantes e revelou que pacientes com doenças cardíacas ou depressão apresentavam maior risco de demência. Os pacientes que tinham doença cardíaca e depressão tinham mais de três vezes mais chances de ter demência e doença de Alzheimer, e mais de cinco vezes mais chances de ter demência vascular em comparação com pacientes que tinham apenas um diagnóstico de doença cardíaca. A depressão foi associada a um aumento de quatro vezes no risco de demência. Os participantes com diagnóstico da maioria dos tipos de doenças cardíacas, bem como depressão, apresentaram risco aumentado de desenvolver demência.

Conclusão:

Este estudo revelou que pacientes com doenças cardíacas e depressão tinham maior probabilidade de ter demência, bem como demência vascular e doença de Alzheimer. Essas descobertas podem servir para apoiar as políticas e a tomada de decisões de saúde para aumentar as medidas preventivas para demência e doença de Alzheimer entre pacientes com depressão e doenças cardíacas.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Demência; Depressão; Cardiopatias; Doença de Alzheimer

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br