Acessibilidade / Reportar erro

APLICABILIDADE DO TESTE DE VARIÁVEIS DE ATENÇÃO – T.O.V.A EM ADULTOS BRASILEIROS

RESUMO

O funcionamento da atenção é complexo, função primordial em diversos processos cognitivos e de grande interesse para a neuropsicologia. O Teste de Variáveis de Atenção (T.O.V.A) é um teste computadorizado de desempenho contínuo que avalia alguns componentes de atenção, como tempo de resposta a um estímulo e erros por desatenção e impulsividade.

Objetivo:

1) Avaliar a aplicabilidade do T.O.V.A em adultos brasileiros; 2) Analisar as diferenças de desempenho entre os gêneros, faixas etárias e níveis de escolaridade; 3) Examinar a associação entre as variáveis T.O.V.A e outros testes de atenção e triagem cognitiva.

Métodos:

O TOVA foi aplicado a 63 adultos saudáveis (24 a 78 anos) submetidos ao Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Digit Span e Digit Symbol (Wechsler Intelligence Scale for Adults – WAIS-III) e o Trail Making Test.

Resultados:

T.O.V.A teve pouca influência da idade e escolaridade, mas foi influenciado pelo gênero. As correlações entre algumas variáveis T.O.V.A e o símbolo Digit e o teste Trail Making foram fracas (valores de r entre 0,2 e 0,4), mas significativas (p <0,05). Não houve correlação com o teste Digit Span.

Conclusão:

T.O.V.A apresentou boa aplicabilidade e foi adequado para avaliar os processos de atenção em adultos.

Palavras-chave:
atenção; avaliação informatizada; adultos; idosos

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br