Acessibilidade / Reportar erro

Pandemia de COVID-19 e saúde mental de uma amostra de cuidadores brasileiros de pessoas com demência

RESUMO

As medidas de isolamento social adotadas na pandemia de COVID-19 geraram um impacto psicológico negativo na população em geral e podem afetar mais duramente cuidadores de pessoas com demência.

Objetivos:

Esta pesquisa rastreou indicativos de problemas de saúde mental entre cuidadores informais de pacientes com demência. As principais modificações de rotina e comportamento dos pacientes decorrentes das medidas de isolamento social adotadas em função da pandemia também foram investigadas.

Métodos:

Trinta e cinco cuidadoras informais de pessoas com demência de uma cidade brasileira de médio porte responderam a uma entrevista por telefone.

Resultados:

Riscos de problemas de saúde mental foram encontrados em 31,4% da amostra. Esses participantes afirmaram encontrar muitas dificuldades para lidar com as mudanças de rotina de cuidados durante a pandemia. As variáveis relativas às características do cuidador e as relativas às alterações de rotina afetaram significativamente os escores de saúde mental do cuidador.

Discussão:

Os índices de indicadores de risco para problemas mentais na amostra não diferiram da população em geral durante a pandemia de COVID-19, mas os participantes relataram piora de sintomas como nervosismo, tristeza e sono durante a quarentena.

Conclusões:

Os resultados apresentados mostram a complexidade do tema e a necessidade de cuidados especiais para cuidadores de pessoas com demência, especialmente em situações como a pandemia de COVID-19.

Palavra-chave:
cuidadores; demência; estresse; quarentena; COVID-19

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br